2 de maio de 2012

Que brasil deixaremos?

             É com essa imagem que introduzo minha postagem. Quando nos daremos conta de que o meio ambiente é parte de nossas vidas? Por que damos importância a tantos outros assuntos , sendo que este deveria ser o mais debatido? É essas e outras questões que me pergunto diariamente.

             Quando falamos em assuntos ambientais uma série de fatores deve ser levada em conta e a política vigente do país é a primeira delas. Não adianta a população ser consciente que deve separar o lixo se a prefeitura não disponibilizar o serviço de coleta seletiva. Não adianta tirar as sacolas plásticas de circulação no mercado, pois não teremos onde  colocar o nosso lixo. É claro que a educação ambiental é peça chave na luta para a preservação, mas faltam incentivos, sejam eles de ordem financeira, cultural ou social. O mesmo discurso se repete ano a ano, eleição a eleição, porém não vemos nenhuma solução aplicada a essa área. O povo critica a mídia massiva porque ela manipula o pensamento, a mídia critica o governo por não tomar decisões, mas eu pergunto quem se dá mal nessa história? NÓS. Sim, pois é o povo que é prejudicado, parece até que as pessoas tem vergonha de serem educadas e colocar o lixo somente na lixeira, parece de outro mundo economizarmos água, mas eu garanto pequenas ações podem sim amenizar as crises do planeta.
             Claro que sabemos que com a industrialização em ritmo frenético, e a globalização os problemas no nosso planeta só tendem a piorar, mas acredito que é possível preservarmos o que ainda existe, por exemplo a nossa Floresta Amazônica. Uma vasta área que a cada dia é reduzida pela ação de madeireiros, e outros exploradores, e nada é feito. Nós aqui estamos muito longe daquela realidade e temos pouquíssima informação sobre a situação dela, falta mais conhecimento da sociedade e faltam meios que noticiem o que está acontecendo por lá. Um país que tem tudo para prosperar, porque tem uma das mais ricas biodiversidades do mundo, Brasil tome uma atitude antes que seja tarde demais.

**Esclareço que o nosso blog não tem fins políticos, muito menos lucrativos, então não estamos perdendo ou ganhando nada, apenas comentamos e expomos as nossas visões de mundo. Não queremos levantar questões polêmicas e muito menos discutir ideologias, pois na verdade cada um pensa de forma singular e respeitamos todas as opiniões. Fique a vontade!

Kelem Duarte

2 comentários: