5 de maio de 2012

Noel Gallagher e seus pássaros

   Um primo meu me indicou o novo álbum do Noel Gallagher alguns meses atrás. Não tive muito tempo disponível e acabei esquecendo de ouvi-lo, e percebi que não ouvindo é que eu realmente perdi tempo. E, aproveitando os shows do ex-Oasis no Brasil, quero indicar o ótimo "Noel Gallagher's High Flying Birds", lançado em outubro de 2011.

   Acredito que muitas pessoas possam ouvir o álbum ainda pensando em Oasis, mas eu aconselho uma segunda olhada. É claro que o álbum lembra muito a banda dos irmãos Gallagher, mas a semelhança é devida à grande contribuição de Noel ao Oasis, principalmente nas composições e melodias. A diferença do Oasis para Noel se dá nos detalhes: o "High Flying Birds" é mais refinado. Enquanto Liam Gallagher era o lado mais rocker e urgente do Oasis, Noel se destacava por arranjos inteligentes e melodias trabalhadas.
   Gosto muito de Oasis e gostei bastante do trabalho de Noel. São músicas mais calmas, sem a voz rasgada de Liam e as guitarras nervosas, mas que me impressionaram pelas boas letras e pelos arranjos típicos do irmão do meio dos Gallagher. O primeiro single, "The Death of You and Me", e "Soldier Boys and Jesus Freaks" foram as minhas faixas preferidas até agora. Ah, vale destacar que "Noel Gallagher's High Flying Birds", em sua semana de estreia no Reino Unido, vendeu quase o dobro de discos que o Beady Eye de Liam quando este estreou, em fevereiro de 2011.
   Dá pra notar (como sempre!) a influência dos Beatles no álbum, de quem Noel e Liam são fãs (extremamente) assumidos. Alguns trechos me lembram "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", por exemplo. Abaixo, o clipe do primeiro single:
   E outra música que eu gostei muito, "If I Had a Gun...":
   Pra esse fim de semana, fica a dica de ouvir o Noel! É claro que não me considero crítica nem especialista em música; pelo contrário, conheço muito pouco. Mas quis compartilhar com vocês essa obra do Noel Gallagher, que merece ser vista. Espero que gostem, e até a próxima!

Bisous,
Laura.

2 comentários: