10 de maio de 2012

Eleições nos EUA

                     Em novembro ocorrerão as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Entre os principais pré-candidatos, estão Barack Obama, atual presidente, e Mitt Romney, ex-governador do estado de Massachusetts (2002-2007).
               Na última quarta-feira (9 de maio), Barack Obama fez uma declaração histórica, onde se diz a favor do casamento gay. Em seu site, encontra-se a frase "Same-sex couples should be able to get married." (As pessoas do mesmo sexo devem poder se casar.), dita pelo presidente. Em sua última campanha eleitoral, Obama se dizia contra o casamento gay, mas a favor da união estável. O presidente afirmava que a sua opinião sobre o assunto ainda estava em "desenvolvimento" e, agora, se concretizou. Até agora, Obama tinha adotado uma atitude ambígua sobre as uniões entre pessoas do mesmo sexo. A seis meses das eleições, ele se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a se declarar favorável ao casamento gay.
               Este é um tópico que pode decidir as eleições desse ano, pois, Mitt Romney, principal concorrente de Barack, afirmou a oposição ao casamento homossexual. Romney, cuja indicação como candidato está prevista para agosto, disse a uma emissora de TV local que "não era a favor, nem do casamento entre pessoas do mesmo sexo, nem das uniões civis que diferem do casamento pelo nome".
               Segundo a ONG Human Rights Campaign, em 2004, emendas contra o casamento gay costumavam contar com uma base de apoio que ultrapassava 70% dos eleitores. Quatro anos depois, esse apoio caiu para 50%. A ONG afirma que "o apoio a emendas proibindo casais comprometidos, do mesmo sexo, de se casar tem diminuído nos últimos anos, enquanto o apoio para a igualdade no casamento continua a aumentar em termos nacionais."

   Doug

Nenhum comentário:

Postar um comentário