20 de junho de 2012

Café Cristal


       Primeiro de agosto de 1933, nascia o Café Cristal. Criado por uma família de Portugueses, na primeira quadra da Bozzano, hoje, atual calçadão. O Café permaneceu durante 48 anos na antiga primeira quadra, e há 22 anos está localizado na Rua Alberto Pasqualini. Desde a década de 30, até agora, o Café passou por sete donos. Hoje, os atuais proprietários são Alexandre Brasil e Silvia Brasil.
        Com Ambiente simples, aconchegante e democrático, o Café Cristal reúne jovens estudantes, adultos e o pessoal da melhor idade. Um local onde há interação entre diferentes gerações. Uma boa conversa, um bom vinho. Boa música e uma cerveja. Pela manhã há café, logo depois almoço e à noite, por vezes, atrações musicais.

         O samba tem presença marcada no Café. Através da música, a democratização do local acontece. É no som do pandeiro que às quartas-feiras são embaladas. Dos antigos frequentadores do Cristal, até os mais novos visitantes, os sorrisos no local, são inevitáveis. Nas quintas-feiras, são o Rock, Pop e Blues que comandam.
         Alguns grupos como o Som de Cristal, Quarteto do Samba e Samba e Cia, se formaram após alguns encontros no Café Cristal, e hoje, tornaram-se atrações presentes. Os sábados,  à noite, são reservados para eventos especiais, como saraus.
 
      Na década de 70, o Café Cristal, assim como o Bar do Pingo, eram frequentados por muitos estudantes. Lugar que respira política, muitas vezes, foi palco de decisões políticas do Diretório Acadêmico da UFSM.
      Também foi frequentado por muitos políticos nacionalmente conhecidos, como Nelson Jobim e nosso atual governador do estado Tarso e Genro.
       Tarso Genro, frequentador assíduo, tomou muitas decisões políticas, no Café Cristal. O antigo proprietário, José Pereira brinca, dizendo que o ex-ministro ficou devendo-lhe um cafezinho.
    É nesse clima de descontração e amizade que o Café Cristal recebe quem o visita, muito mais que clientes, amigos.  A história de Santa Maria se cruza com a do Café. Um dos poucos locais, na cidade, que consegue unir tantas pessoas diferentes.
     O Café Cristal é assim, lugar de alegria garantida, samba no pé e sorriso no rosto. Desde 1933, busca com os seus clientes, compartilhar e criar novas histórias.












Francys Albrecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário