24 de julho de 2012

"Pouco ambicioso"

           Há exatamente um mês atrás, ocorreu a Conferência Rio +20, um evento de grandiosíssimo porte que tinha tudo para obter a solução dos problemas do planeta, porém o que pudemos observar foi o total descaso com os assuntos ambientais.

        É acredite, "Pouco ambicioso"... essa foi a denominação que o documento aprovado na Rio +20 recebeu. Na minha opinião algo entorno de injustiça, hipocrisia, já que  tantos chefes de governo se reúnem em um evento maravilhosamente grande, bem produzido e com um só intuito: salvar o planeta. No entanto, o que menos foi discutido nele foram as medidas para diminuir as agressões ao meio ambiente. O pouco que podemos observar através das notícias foram as grandes campanhas publicitárias, belos cartazes, e até mesmo crianças plantando árvores. Será que é isso que estamos realmente precisando?
          Enquanto milhares de pessoas passam fome na África, aqui no Brasil, justo aqui, chefes de Estado desfrutam das "soluções", é eles desfrutam porque nada poem em prática. Uma das sugestões foi de que cada país doasse 0,7% de seu PIB, mas poucos aceitaram (os países desenvolvidos é claro que não aceitaram a proposta). 
          Quanto ao documento, uma verdadeira "farsa", recheado de palavras bonitas e admiráveis que se não estivessem apenas no papel, com certeza seriam medidas que melhorariam o mundo. Não tive paciência de ler todo ele, pois são quarenta e nove páginas escritas dizendo a mesma coisa. "Precisamos" tomar alguma atitude, mas e quando irão tomar essas devidas atitudes? Como exemplo de tudo isso cito a primeira cláusula, na qual diz que o documento teve a plena participação de toda a sociedade civil, o que é óbvio que não é verdade, pois as ONG's e demais organizações civis não tiveram participação na assinatura dele. Contrários ao documento, muitos presidentes de organizações não governamentais e outros movimentos assinaram uma espécie de "manifesto"  tanto contra essa cláusula, quanto a falta de decisões concretas dos participantes da Rio +20.  Além disso, foi anunciado que a partir de 2015 as medidas vão começar a ser tomadas, somente daqui há 3 anos. 
        Resumindo, o evento todo serviu apenas como uma forma exibicionismo para o nosso país. Uma conferência que tinha tudo para prosperar, pois os chefes de Estado e ambientalistas do mundo inteiro estavam lá e talvez muitos com as soluções em suas cabeças e em seus projetos. Talvez falte uma política de direcionamento de verbas que dinamize e faça todos esses projetos saírem do papel. Dessa vez não depende de cada um de nós, chegamos a um ponto em que tudo é uma jogada de marketing e de política. 
        Chegamos num tempo em que nosso próprio futuro é decidido pelos políticos. Então, sociedade abram os olhos e façam o favor de votar em pessoas coerentes, e que no mínimo tenham a preocupação com o nosso meio ambiente, já que o que fazemos dele (planeta) refletirá nas próximas gerações.


** Deixei para abordar esse tema agora para vermos que passou apenas um mês, mas o assunto já foi totalmente esquecido por toda a sociedade. Estamos a poucos dias de iniciarem os Jogos Olímpicos, mais um teste aos recursos (esgotáveis) de nosso planeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário