22 de junho de 2012

Lixo Extraordinário


        Lixo extraordinário trata-se de um documentário sobre a produção e repercussão das fotografias produzidas pelo artista plástico Vik Muniz. As fotos foram tiradas no maior aterro sanitário do mundo, Jardim Gramacho. A intensão do artista, no início, era apenas fotografar o lugar, porém percebeu que sua maior matéria-prima não era lixo. Vik, ao entrar em contato com esse mundo invisível, envolveu-se demais com as histórias que por ali passavam. 
          O documentário relata um pouco da vida de cada personagem, seu cotidiano, suas dificuldades e sua persistência em busca de sobrevivência. Jardim Gramacho, lugar de gente humilde, honesta e digna. Lugar de pessoas exemplares, que no meio de tantas dificuldades encontram razão pra sorrir.
       O projeto consiste em transformar as fotografias em obras de arte, com a utilização de materiais recicláveis, e o principal, a produção toda foi feita pelos próprios catadores. Esse envolvimento com o projeto modificou a vida dos que participaram, tanto da equipe de Vik, quanto dos honestos trabalhadores do lixão. A experiência trouxe-lhes auto-estima e confiança. Deu-lhes subsídios motivacionais para crescerem na vida. Pessoas que se viam tão pequenas perante a sociedade, naquele momento, viraram obra de arte. Com certeza, esse trabalho é digno de aplausos. Vik Muniz fez, de uma pequena iniciativa, um avanço na vida de cada um, e na nossa, como espectadores. 
         Os quadros foram expostos em museus pelo mundo inteiro. O dinheiro arrecadado com o leilão foi revertido em ações para ajudar as pessoas do aterro Gramacho. O trabalho rendeu, ao artista plástico, prestígio e admiração. A popularidade de Vik Muniz só fica atrás de Pablo Picasso. 
        Felizmente, em uma sociedade que os julga como atores irrisórios, existem pessoas que os transformam  em magnífica obra arte. 
TRAILER OFICIAL:

Quem quiser assistir todo documentário, clique aqui.

Francys Albrecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário